Virgens e o coletor menstrual

28-06

O coletor menstrual é uma espécie de copinho de silicone que coleta o sangue menstrual. Ele é considerado produto super seguro com quase nenhuma restrição e é indicado para todas as idades, desde o primeiro ciclo menstrual. Seu uso é indicado inclusive para pessoas que nunca tiveram relações sexuais.

Mas o que muitas mulheres se perguntam é o seguinte: o coletor menstrual pode tirar a minha virgindade? E a resposta vai depender do você quer dizer quanto utiliza o termo “virgindade”. Homens e mulheres deixam de ser virgens quando acontece a primeira relação sexual, porém, algumas sociedades, culturas ou religiões ainda relacionam a virgindade feminina à presença do hímen.

O hímen nada mais é do que uma fina pele presente no início do canal vaginal. Se você tiver um, ele pode facilmente ser visto com um espelho. Qualquer produto de uso intravaginal pode romper o hímen, mas isso vai depender do tipo de hímen que a mulher tem, se ela tiver um! Cada mulher é única, algumas possuem um hímen muito frágil facilmente rompido com atividades do dia-a-dia que incluem andar a cavalo, dançar ou até mesmo andar de bicicleta! Outras possuem um hímen mais grosso que às vezes nem a relação sexual é capaz de romper inteiramente. E sim, algumas nascem sem hímen, o que é perfeitamente normal.

foto 4

Fonte: menstrualcupinfo.wordpress.com

Desta forma, a presença ou não do hímen não significa ser ou não virgem. A virgindade apenas pode ser perdida por meio de relação sexual. Então, não se preocupe, absorventes internos e coletores menstruais não podem tirar a sua virgindade!

Ainda assim o uso do coletor menstrual pode gerar dúvidas em pessoas que ainda não tiveram relações sexuais e é por isso que preparamos algumas dicas que podem ajudar nessa nova etapa:

Dica #1: Informe-se

Procure se informar sobre o uso do coletor. Aqui você encontra um passo a passo muito legal. Consulte um ginecologista e tire suas dúvidas com quem entende do assunto. Vale também perguntar a opinião de quem já usou e checar grupos de discussão a respeito do uso dos coletores, no Facebook você encontra vários!

Dica #2: Conheça o seu corpo

Se você pensa em usar um coletor menstrual, a primeira coisa a fazer é conhecer o seu corpo, se você ainda não o conhece bem. Tente achar a entrada da sua vagina. Esta etapa parece simples, mas muitas mulheres jovens tem problemas para encontrá-la, já que ela é levemente angulada em direção à base da coluna. Tenha paciência e se sentir algum desconforto tente novamente mais tarde. Lembre-se de que o coletor menstrual será inserido em um leve ângulo para trás, acompanhando a direção natural do seu canal vaginal.

anatomia-da-vulva

Fonte: 1001duvidas.com

Dica #3: Escolha um tamanho adequado

A maioria das mulheres mais jovens e/ou virgens se adaptam melhor aos coletores menores. Isto ocorre porque eles são mais fáceis de manusear. O coletor tamanho Leve da marca Korui é uma ótima opção para quem está começando. Ele possui um formato mais abaloado, então apesar de compacto ele ainda tem uma capacidade muito boa. Se seu fluxo for muito intenso não fique com medo de iniciar com um tamanho maior. Lembre-se de que a vagina pode parecer apertada na entrada do canal, mas é geralmente bem maior e elástica na parte interna.

28-06a

Dica #4: Pratique

Depois de conhecer um pouco mais o seu corpo, pratique a inserção e retirada do coletor menstrual. O período ideal para praticar é durante a menstruação, quando você está mais lubrificada. Mas, caso prefira, você pode usar um pouco de água como lubrificante e praticar fora do ciclo menstrual. Lembre-se de que as primeiras tentativas podem ser um desastre e isso é completamente normal. Se não der certo na primeira vez, relaxe e tente novamente mais tarde. Apenas continue tentando e experimente diferentes dobras.

Dica #5: Relaxe

A entrada do canal vaginal é geralmente bem mais estreita do que o canal em si, então é normal que você ache meio difícil inserir o coletor. Mas lembre-se de que o segredo é relaxar, quando você fica tensa a sua musculatura da vagina vai se contrair e a inserção do coletor fica ainda mais difícil, se não impossível. Então tenha paciência com seu corpo, com a prática a colocação vai ficar mais fácil do que você imagina.

Para saber mais sobre coletores menstruais visite o site da Korui.

É virgem e tem alguma outra dúvida? Ou tem experiência e conhece mais alguma dica? Compartilhe com a gente!

DEIXE UM COMENTÁRIO