Saiba como usar o coletor menstrual – um guia completo em 12 passos

blog-18-10a

Ok, você já ouviu falar do coletor menstrual, já descobriu o quanto ele é saudável, econômico, seguro, ecológico, etc. Mas aí vem o uso e as perguntas só se multiplicam! E o que é tido como muito simples pelas usuárias experientes vira uma verdadeira sopa de letrinhas para quem está conhecendo o coletor menstrual agora. Mas afinal, como se usa esse copo? Ou é uma taça?

Com formato que lembra realmente uma taça, o coletor menstrual é um copinho muito macio, geralmente feito de silicone medicinal. Ele é dobrado e inserido no canal vaginal para coletar o sangue menstrual. “Peraí, dobrado? Inserido? Coletar?”. Isso mesmo, mas pode deixar que nós preparamos um passo a passo muito legal que vai deixar tudo explicadinho para não restar nenhuma dúvida sobre como usar esse maravilhoso copinho!

1) CONHEÇA SEU COLETORconhecendo mimo1

Cheque se os furos do seu coletor estão limpos e abertos. Conheça as ranhuras da base e da haste. Examine ele todo até que você se sinta familiarizada com o tamanho, a maleabilidade e demais características.


2) PRIMEIRO USOimagem7

Antes do primeiro uso, lave seu coletor com água morna e ferva-o por 10 minutos. Nos demais ciclos você pode ferver por apenas 5 minutos. Existem outras formas de esterilizar o seu coletor menstrual, conheça elas aqui.


3) RELAXEimagem1

Higienize seu coletor, lave bem as mãos, relaxe e ache uma posição confortável. Lembre-se: tenha paciência, é normal que o período de adaptação dure alguns ciclos menstruais.


4) DOBREimagem2

Pratique algumas dobras e escolha a de sua preferência. As principais formas de dobrar o seu coletor são as seguintes:

dobras


5) INSIRAimagem3

Diferente dos absorventes internos descartáveis, o coletor se acomoda no início do canal vaginal. Insira seu coletor inclinado em direção à base da sua coluna, tentando mantê-lo dobrado até que esteja inteiramente dentro do canal. Solte a dobra aos poucos. Passe o dedo ao redor do coletor para confirmar que ele encontra-se devidamente aberto. Caso não esteja, segure a base do coletor e gire-o até que se abra completamente.


6) USE POR ATÉ 12 HORASimagem9

O coletor menstrual pode ser usado por até 12 horas consecutivas. Após este período ele deve ser esvaziado e lavado.

 


7) RELAXE ANTES DE RETIRARimagem1

Lave bem as mãos, ache uma posição confortável e relaxe! Relaxar é essencial para a retirada do seu coletor, assim seus músculos vaginais também relaxam e tornam a remoção mais fácil.

 


8) SEGUREimagem4

Insira os dedos, segure a haste do seu coletor e use os músculos vaginais (os mesmos usados para urinar) para empurrar o seu coletor para baixo até que seja possível segurar a base do coletor. Se necessário, puxe gentilmente a haste para que seja possível alcançar a base. Segure firme a base, pressionando-a entre os dedos para retirar o vácuo.


9) RETIREimagem5

Com a base do seu coletor pressionada entre os dedos, escorregue o coletor gentilmente de um lado para o outro até que ele seja completamente removido.


10) HIGIENIZE – DURANTE O CICLOimagem6

Durante o ciclo menstrual não há necessidade de esterilizar o seu coletor entre os usos. Lavar apenas na água é o suficiente. Caso esteja usando um banheiro público e isto não seja possível, lave-o com uma garrafa de água ou limpe-o com papel higiênico. Certifique-se de lavar o seu coletor com água pelo menos duas vezes ao dia.


11) HIGIENIZE – NO FINAL DO CICLOimagem7

No final do seu ciclo menstrual, seu coletor precisa ser esterilizado antes do armazenamento. Para esterilizar, ferva-o por 5 a 7 minutos em uma panela com água o suficiente para o coletor não tocar o fundo e queimar. Panelas esmaltadas são recomendadas par preservar o silicone. Lembre-se que é importante não ferver por mais tempo que o necessário, se fervido por mais de 15 minutos seu coletor pode perder elasticidade e sua durabilidade
pode ser afetada.


12) ARMAZENE SEU COLETORimagem8

Após esterilizado, espere até que seu coletor esfrie, seque-o bem e armazene em uma bolsinha. Não o armazene em locais abafados, seu coletor precisa de ventilação e fibras naturais como o algodão das bolsinhas que acompanham os coletores Korui são ideais.

E aí? Já usou o seu coletor menstrual? Como foi? Deixe um comentário e divida a sua experiência com a gente!

DEIXE UM COMENTÁRIO