Saiba como usar protetores de calcinha diários de forma saudável

blog11-10

Durante a vida fértil a região vaginal é naturalmente úmida. Em algumas mulheres esta umidade não passa de um “suor”, mas em outras ela aparece em forma de secreção que chega a ser intensa a ponto de passar da calcinha e se tornar desconfortável. Descartados os casos de doenças vaginais, as secreções são naturais e muito saudáveis, elas indicam que o corpo está em perfeita funcionalidade. Mas o desconforto causado por elas fez com que aparecessem os produtos capazes de minimizar estes incômodos. Foi aí que começamos a ver os Protetores de Calcinha, pequenos absorventes usados entre a calcinha e a região vaginal que absorvem este excesso de secreção. Mas são eles realmente saudáveis? Ou existe um outro lado nesta história toda?

Sim, você acertou, existe um outro lado. Mas para desvendar este mistério nós vamos ter que separar os protetores de calcinha em dois grupos: os protetores de calcinha descartáveis e os protetores de calcinha de pano reutilizáveis. Isso mesmo, hoje em dia existem absorventes de pano que suprem as necessidades femininas tão bem quanto os descartáveis. Agora vamos analisar mais de perto as vantagens e desvantagens de cada um deles.

PROTETORES DE CALCINHA DESCARTÁVEIS

Os protetores de calcinha descartáveis evitam que as secreções vaginais normais molhem a calcinha, eles mantém a pele seca e deixam uma sensação confortável o dia inteiro. Eles também absorvem escapes de urina durante exercícios físicos ou risadas e são ótimos quando a menstruação aparece inesperadamente ou quando ela está nos seus últimos dias. Não dá para negar os benefícios dos protetores de calcinha, principalmente durante os períodos onde existe um grande fluxo de secreção, como durante a ovulação, por exemplo.

Mas infelizmente os protetores de calcinha descartáveis possuem muitas desvantagens. Eles geram uma enorme quantidade de lixo e são considerados um grande problema ambiental. Eles são caros, no final da vida fértil gastamos uma verdadeira fortuna. Mas a principal desvantagem destes protetores diz respeito à saúde. Os protetores de calcinha descartáveis possuem camadas plásticas que impedem a pele de respirar e isso cria um ambiente abafado e úmido, ideal para a proliferação de bactérias. Estas bactérias vão ficar em contato justamente com uma das regiões mais sensíveis do nosso corpo e mais suscetíveis a infecções.

Os protetores de calcinha descartáveis também possuem géis e outros componentes químicos nocivos à saúde vaginal. Além disso, a defesa natural do corpo feminino produz ainda mais secreção quando entra em contato com componentes químicos desconhecidos. A função desta secreção extra é a de evitar possíveis infecções. Vale fazer o teste, depois de algumas semanas sem usar protetores de calcinha descartáveis, a secreção diminui.

PROTETORES DE CALCINHA DE PANO REUTILIZÁVEIS

Os protetores de calcinha reutilizáveis proporcionam as mesmas vantagens dos protetores de calcinha descartáveis, eles absorvem as secreções e deixam uma sensação confortável o dia inteiro. Mas a maior vantagem do protetor de calcinha de pano é o fato dele não possuir as desvantagens dos descartáveis! Isso mesmo! Os protetores de calcinha de pano são feitos com tecidos respiráveis, geralmente o algodão. O algodão é um tecido totalmente hipoalergênico, muito absorvente e muito respirável. Quando a pele respira, a umidade não se acumula e as bactérias não se proliferam. Além disso, os protetores de calcinha de pano são totalmente livres de químicos, então o seu uso não gera um aumento da secreção vaginal.

Sim, os protetores de calcinha são uma ótima alternativa aos protetores descartáveis. Mas isso não significa que eles devem ser usados continuamente. É importante que a região vaginal respire livremente em pelo menos alguns períodos do dia. Se você possui secreções vaginais intensas ou desconfortáveis, uma dica é usar o protetor de calcinha durante o dia e dormir sem ele, para que a pele possa respirar livre de qualquer barreira! Assim você se sentirá confortável e o uso do seu protetor de calcinha será 100% seguro. 😉

Ainda não conhece os protetores de calcinha de pano? Então dá uma olhadinha na Korui.

Você usa protetores de calcinha? Descartáveis ou de pano? O que você acha deles? Deixe um comentário e divida a sua experiência com a gente!

DEIXE UM COMENTÁRIO