Por que meu coletor menstrual está vazando?

30-08capa

Não há nada mais frustrante do que ter problemas com vazamentos com o seu coletor novinho que você passou tanto tempo planejando e escolhendo! Pois saiba que isto é muito normal e quase 100% das pessoas experienciam vazamentos no período de adaptação ao coletor menstrual. Existem casos de adaptações rápidas, mas a maioria demora alguns ciclos menstruais. E durante este período as dúvidas são muitas e a pergunta principal é “Mas por que o meu coletor menstrual está vazando?”.

Nós adoraríamos ter uma resposta clara de apenas uma linha. Mas existem diversas razões pelas quais o coletor menstrual pode vazar, então vamos começar pelo começo. Alguns motivos pelos quais o coletor menstrual pode vazar são:

SEU COLETOR NÃO ESTÁ COMPLETAMENTE ABERTO

Esta é, de longe, a causa principal pela qual vazamentos ocorrem. O coletor menstrual só vai funcionar se ele abrir completamente depois de inserido. Apenas assim o vácuo é formado e vazamentos não ocorrem.

Mas como saber se o vácuo foi formado?

Faça o teste. Puxe o coletor gentilmente para baixo. Se ele apresentar resistência significa que o vácuo foi formado e seu coletor está aberto. Se não, há um motivo pelo qual ele não abriu e teremos que descobrir.

Aqui vão algumas razões pelas quais o coletor pode não estar completamente aberto:

1) A dobra escolhida não é a melhor para você

Cada corpo é único, então a dobra que abre maravilhosamente para uma pessoa pode ser um desastre para outra. Tente diferentes dobras e veja se com alguma delas o vácuo é formado mais facilmente.

2) O coletor está em um ângulo incorreto

O canal vaginal é angulado para trás. Então o coletor deve ser inserido em direção à base da sua coluna. Às vezes pode acontecer do coletor ficar em um ângulo que dificulta a total abertura. Se possível, tente movimentar o coletor, empurre gentilmente, puxe gentilmente, tente rodá-lo. Às vezes apenas um empurrãozinho na direção certa resolve e ele “POP”, abre!

3) O tamanho do seu coletor não é adequado para o seu corpo

O canal vaginal é elástico, então não existe uma medida exata de coletor para o seu corpo. Exite sim uma margem dentro da qual a medida do seu coletor tem que estar localizada para que ele fique bem em você. Para algumas pessoas esta margem é tão extensa que elas conseguem se adaptar a qualquer tamanho de coletor. Para outras esta margem é mais curta e é preciso descobrir se o seu corpo se adaptaria melhor à um tamanho menor ou um tamanho maior.

Um coletor pequeno demais pode ficar “solto” dentro do canal e isto vai impedir o vácuo de ser formado. Enquanto um coletor grande demais pode ficar “esmagado” dentro do canal e não abrir. Um tamanho intermediário geralmente se adapta bem à maioria das pessoas. Clique aqui para ver o guia de tamanhos da Korui, que pode te ajudar a escolher o tamanho correto.

SEU COLETOR ESTÁ POSICIONADO INCORRETAMENTE

Às vezes o coletor menstrual pode ficar posicionado muito alto no canal vaginal, ultrapassando o cólo do útero. A imagem abaixo mostra bem este cenário. Neste caso a menstruação vai passar direto pelo coletor e vazar!

todas juntas

Tente posicionar o seu coletor mais para baixo. O coletor menstrual pode ficar localizado na entrada do canal vaginal. Se a haste incomodar, você pode cortá-la.

SEU COLO DO ÚTERO FICA INCLINADO OU MUITO BAIXO DURANTE A MENSTRUAÇÃO

Durante a menstruação os níveis de estrogênio caem, o que pode fazer com que o colo do útero desça e seu canal vaginal fique mais curto. O colo do útero pode também inchar e é comum que ele se incline para um lado.

A inclinação pode fazer com que o coletor fique localizado ao lado do colo do útero, em vez de em baixo, gerando a mesma situação do item anterior, na qual a menstruação passa direto pela lateral do coletor e vaza.

Meça seu colo do útero. Para isso, retire o coletor menstrual e insira um dedo no canal vaginal. A imagem abaixo te ajudará a descobrir se seu colo do útero é baixo, médio ou alto. Se seu colo for baixo, tente localizá-lo. Tente posicionar o coletor de forma que a borda dele fique na direção do colo do útero. Se preciso, passe um dedo ao redor do coletor para verificar se o colo está para o lado de fora ou não.

Colo

Quando o colo fica muito baixo pode acontecer também dele ficar parcialmente dentro do coletor, prejudicando a capacidade e fazendo com que ele transborde. Como o que acontece quando colocamos gelo dentro de um copo de água, a água sobe e pode transbordar. Neste caso você tem que esvaziar o seu coletor de forma mais frequente, impedindo que o vazamento ocorra.

ESTÁ NA HORA DE ESVAZIAR O SEU COLETOR

Coletor cheio demais também é motivo de vazamentos. Se o fluxo menstrual extrapolar a capacidade do coletor, ele vai transbordar e vazar. Troque mais frequente e fique de olho na quantidade de fluxo menstrual dentro do coletor na hora da retirada.

O VÁCUO ESTÁ FORTE DEMAIS

Em algumas situações é possível que o coletor menstrual pegue um vácuo muito forte. O vácuo forte pode “sugar” o coletor e comprometer parcialmente ou completamente a sua capacidade. Neste caso o coletor parecerá ligeiramente murcho. E sim, você adivinhou, ele vai vazar! Mas a boa notícia é que é possível regular o vácuo. Insira um dedo no canal vaginal ao lado do coletor menstrual e pressione gentilmente a parede vaginal em direção oposta ao coletor. Este procedimento vai fazer com que entre um pouco de ar e o vácuo será regulado.

O VÁCUO ESTÁ FRACO DEMAIS

O contrário também é possível e seu coletor pode formar um vácuo fraco, principalmente se o tamanho dele for ligeiramente menor do que o ideal para o seu corpo. Neste caso, o coletor vai parecer “frouxo” no seu canal. Uma boa dica é usar os músculos vaginais (mesmos usados para segurar a urina) para pressionar o seu coletor algumas vezes. Este movimento pode ser apenas o que precisava para formar um bom vácuo.

Bom, agora mãos à obra e vamos fazer este coletor parar de vazar! Porque coletor menstrual é bom demais e nós merecemos aproveitá-lo ao máximo!

Ficou alguma dúvida? Conhece algum outro motivo pelo qual o coletor pode vazar? Deixe o seu comentário abaixo!

DEIXE UM COMENTÁRIO