O sangue menstrual não é sujo e não tem mau cheiro: entenda de onde vem o odor que sentimos

capa

Se você usa absorventes descartáveis, certamente já vivenciou problemas relacionados ao odor, seja durante a troca de absorventes ou até mesmo sentada no sofá da sala. Estas situações nos fazem entender que a menstruação é suja, tem mau odor e precisa ser disfarçada, certo? Errado!

O motivo pelo qual vivenciamos estas situações está longe de ser o sangue menstrual. Tudo isso faz parte de um tabu ao redor da menstruação que é incentivado todos os dias pelas grandes corporações que comercializam absorventes descartáveis. Todo o marketing usado por eles busca dizer que o sangue menstrual não é limpo, tem cheiro ruim e precisa ser descartado. Não é a toa que encontramos produtos íntimos perfumados ou com neutralizadores de odor como “solução”. Cria-se um falso problema para vender uma falsa solução. Genial, não?

Pois bem. A verdade é que, de fato, quando usamos absorventes descartáveis sentimos um odor nada agradável, mas este odor (pasmem!) não é do sangue menstrual. Os absorventes descartáveis são recheados de componentes químicos e são esses componentes os responsáveis pelo cheiro ruim que sentimos! Quando o sangue menstrual entra em contato com estas substâncias ocorre uma reação química que exala esse cheiro forte e nada agradável! E é por este motivo que muitas marcas fazem absorventes perfumados, para disfarçar este odor.

Além disso, absorventes descartáveis possuem camadas plásticas que não permitem a passagem de ar, criando um ambiente úmido e quente, perfeito para a proliferação de bactérias, aumentando ainda mais o mau odor.

1

Mas se é dos absorventes descartáveis que vem o cheiro que sentimos, então o sangue menstrual não tem cheiro?

Assim como todas as partes do nosso corpo, o sangue menstrual tem cheiro, um cheiro de ferro que reflete bem todos os nutrientes que ele contém, afinal ele foi preparado cuidadosamente pelo nosso corpo para receber uma nova vida! Este cheiro não é forte e não é ruim. É isso mesmo, o sangue menstrual não cheira mau, é limpo, vermelho vivo, lindo, cheiro de vida e (pasmem mais uma vez!) um adubo rico e cheio de nutrientes para as plantas!

Quer conferir? Experimente usar um coletor menstrual ou um absorvente de pano reutilizável, também chamado de absorvente ecológico. Muitas pessoas tem receio destes produtos justamente por achar que eles deixarão cheiro, acreditando mais uma vez no mito de que o sangue menstrual é sujo e precisa de neutralizadores de odor. Mas adivinha? Coletores menstruais e absorventes de pano são totalmente livres de químicos, não geram nenhuma reação química e, sim, você adivinhou, totalmente livres de odores! Simples assim.

2

Produtos reutilizáveis, além de não deixarem odor, são mais saudáveis, inteligentes e responsáveis! Sabe o melhor? Hoje eles são fabricados aqui mesmo no Brasil, por empresas sérias que respeitam a natureza do corpo feminino e possuem reais compromissos com a quebra de paradigmas e tabus da menstruação. Encontre mais informações sobre estes produtos aqui.

E você? Já pensou em utilizar produtos de higiene íntima reutilizáveis? Já usa? Conta a sua experiência para a gente!

DEIXE UM COMENTÁRIO