O que usar durante a menstruação? Conheça as vantagens de cada tipo de proteção.

post-blog_alternativas-menstruais_KORUI

Metade da população mundial menstrua todo mês e cada uma dessas pessoas precisa, de alguma forma, gerenciar este período. Escolher o tipo certo de proteção nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente considerando o crescente número de opções que temos atualmente.

São absorventes internos e externos descartáveis, absorventes de pano reutilizáveis, coletores menstruais… Mas afinal, qual deles é o melhor? Quais as vantagens e desvantagens de cada um? Sim, é difícil! Todos esses produtos são bem diferentes entre si e é por isso que nós preparamos uma breve comparação que vai te ajudar a entender tudo sobre essas diferenças e fazer a escolha certa!

ABSORVENTES DESCARTÁVEIS EXTERNOS

Vantagens:

O absorvente descartável externo é o produto de proteção menstrual mais popularmente conhecido no Brasil e quase todas as brasileiras em idade menstrual já o usaram em algum momento. Apesar das vantagens deste produto serem altamente questionadas hoje em dia, alguns dos pontos positivos costumam estar ligados à eficiência no controle do fluxo menstrual, a praticidade gerada pelo fato de ser descartável e a grande variedade de tamanhos e níveis de absorção disponíveis no mercado.

Desvantagens:

As desvantagens dos absorventes descartáveis externos tem vindo a tona nos últimos anos. Uma das suas principais desvantagens se refere à poluição do meio ambiente, já que uma pessoa que usa absorventes descartáveis gera cerca de 150Kg de lixo durante a vida fértil. Outra grande desvantagem hoje muito conhecida é o impacto que a maioria destes produtos pode causar na saúde vaginal. Os plásticos não respiráveis e os muitos químicos utilizados nos absorventes descartáveis são capazes de desregular o pH vaginal feminino, deixando a vagina quente e úmida e mais suscetível a fungos, bactérias e infecções em geral. Absorventes que contém neutralizadores de odor e perfumes podem ser ainda mais nocivos. Eles são literalmente uma sopa de químicos, contém cores artificiais, poliéster, adesivos, polietileno (PET), polipropileno e propileno-glicol, entre outras substâncias contaminantes que são ligadas à disrupção hormonal, câncer, defeitos de nascença e infertilidade. Desconfortos, alergias e vazamentos também são aspectos comumente citados como desvantagens deste produto.

O custo também pode ser incluído como uma desvantagem dos absorventes descartáveis. Eles representam um grande gasto quando comparados com alternativas reutilizáveis. Outra desvantagem mais subjetiva diz respeito ao quanto estes absorventes podem afetar o autoconhecimento feminino e a relação com o próprio corpo. Quando vemos o sangue menstrual como algo sujo que precisa ser descartado nos afastamos do nosso corpo, o entendemos menos e abrimos espaço para o tabu menstrual continuar existindo.

ABSORVENTES DESCARTÁVEIS INTERNOS

Vantagens:

Assim como os descartáveis externos, as vantagens dos absorventes descartáveis internos também costumam estar relacionadas à praticidade. Absorventes internos ainda possuem uma vantagem maior neste quesito, já que o uso interno possibilita a prática de um maior número de atividades físicas. Este produto também costuma gerar menos desconforto do que os absorventes descartáveis de uso externo.

Desvantagens:

Infelizmente as vantagens do absorventes descartáveis internos tem um custo. Estes produtos possuem as mesmas desvantagens dos absorventes descartáveis externos, são custosos, poluentes, causam desconfortos e são, em maioria, recheados de componentes químicos. Mas ele ainda tem um agravante: a união entre a absorção e o uso interno. Os absorventes internos são altamente absorventes e absorvem todo tipo de líquido. Além do sangue menstrual, grande parte do muco da região íntima também é absorvido. Esse muco é essencial para manter a região vaginal saudável. Sem esta lubrificação natural, a região intravaginal fica ressecada, ocasionando um desequilíbrio do pH vaginal e uma suscetibilidade ainda maior a doenças e infecções.

ABSORVENTES DE PANO REUTILIZÁVEIS MODERNOS

Vantagens:

O absorvente de pano é um dos métodos mais antigos de proteção menstrual, aqueles famosos paninhos das nossas avós. Aqueles paninhos tinham muitas vantagens, mas também muitas desvantagens. Isso até apareceram os absorventes de pano modernos! Sim, eles chegaram recheados de vantagens! A vantagem mais inesperada diz respeito à eficiência. Os absorventes reutilizáveis modernos são confeccionados com tecidos inteligentes, eles se prendem na calcinha por meio de botões, sāo impermeáveis, muito absorventes, podem ser lavados na máquina e tem até opção de camada seca! Eles vieram preparados para o mundo moderno onde a praticidade é fundamental.

Outras vantagens dos absorventes de pano reutilizáveis envolvem a sustentabilidade e a economia, já que eles são totalmente reutilizáveis e duram muitos anos. Além disso, os absorventes de pano modernos são totalmente livres de químicos e super saudáveis! Não causam alergias, irritações, não alteram o pH vaginal e previnem infecções! E eles tem outra vantagem inesperada: o cuidado de lavar os absorventes nos aproxima do sangue menstrual e nos faz descobrir que, ao contrário do que ouvimos, o sangue menstrual não é sujo, mas muito limpo e cheio de vida! Então este método proporciona autoconhecimento e ajuda a quebrar tabus!

Desvantagens:

Os absorventes reutilizáveis modernos vieram com muitas vantagens, mas quando comparados ao coletor menstrual alguns aspectos podem ser considerados desvantagens. A absorção dos absorventes de pano é muito boa e muito similar aos descartáveis, mas menor do que a altíssima capacidade do coletor menstrual. Os absorventes de pano modernos não causam alergias e irritações, mas ainda assim são um produto de uso externo, o que pode ser considerado uma desvantagem para algumas pessoas.

COLETOR MENSTRUAL

Vantagens:

O coletor menstrual possui as mesmas vantagens dos absorventes de pano reutilizáveis, eles são super eficientes, não vazam, são fáceis de lavar e, como um único coletor pode durar muitos anos, eles são super ecológicos e econômicos! Eles também proporcionam um autoconhecimento incrível! Aprendemos mais sobre a nossa anatomia, temos mais contato com o nosso corpo, sabemos exatamente o quanto menstruamos e descobrimos o quão simples e mágica é a menstruação. E lá vamos nós quebrar estes tabus menstruais mais uma vez! O coletor menstrual também é totalmente livres de químicos, mas a vantagem desta vez não para por aqui, o coletor menstrual não absorve o sangue menstrual, apenas o coleta, isso quer dizer que ele não absorve a umidade natural, preserva o pH vaginal e previne infecções!

Além disso, a capacidade do coletor menstrual é incrível! Ela pode chegar a inacreditáveis 34ml, cinco vezes maior do que a capacidade de um absorvente descartável interno, por exemplo. Como o coletor menstrual forma um vácuo no canal vaginal, ele não vaza, então você pode usá-lo por até 12 horas e para fazer qualquer tipo de atividade, incluindo correr, nadar ou dormir!

Desvantagens:

Com tantas vantagens assim é difícil ver uma desvantagem no coletor menstrual, mas talvez a sua desvantagem seja o período de adaptação. O coletor menstrual é um produto novo e exige um período de adaptação de alguns meses. Mas a boa notícia é que a grande maioria das usuárias se adapta nos primeiros 3 meses! E há também quem não goste do uso interno em todos os momentos e se apaixone pelos absorventes de pano modernos!

Quer saber mais sobre os coletores menstruais e absorventes de pano modernos? Conheça a Korui.

Conhece mais alguma vantagem ou desvantagem dos diferentes métodos menstruais? Divida a sua experiência com a gente! 🙂

DEIXE UM COMENTÁRIO