Não consigo retirar o coletor menstrual! E agora?

blog24-01

“Comprei meu coletor menstrual! Li tudo sobre ele, esperei chegar, achei lindo demais, fiquei super ansiosa para a menstruação chegar e quase gritei de alegria quando finalmente chegou o dia de testar! Inseri, aprendi a fazer ele abrir, funcionou maravilhosamente, fui para a praia super tranquila e já comecei a preparar um depoimento lindo sobre ele! Mas aí chegou a hora e retirar e adivinha? Ele não saiu! Não consegui remover o meu coletor menstrual! Agora eu estou desesperada! O que eu faço?”

Se o texto acima se encaixa exatamente no que você está vivendo neste momento, você deve estar no período de adaptação ao coletor menstrual e passando por uma situação muito comum: a dificuldade de retirar. Cada corpo funciona de uma forma especial e única, então demora um pouquinho para descobrirmos como é esse jeitinho específico. Mas com o tempo isso não vai mais acontecer e o uso do coletor vai se tornar fácil, rápido e natural.

A dificuldade na retirada do coletor é muito comum durante o período de adaptação e acontece principalmente com quem tem o colo do útero mais alto, dificultando o acesso ao corpo do coletor e às vezes até à haste. Se você está em uma dessas situações a primeira coisa a fazer é relaxar e não se desesperar. O canal vaginal possui um fim e o seu coletor não ficará perdido. Além disso, ficar nervosa faz com que os músculos vaginais se contraiam, tornando a retirada quase impossível. Então espere um pouco e relaxe. As dicas abaixo vão te ajudar a retirar o coletor sem grandes dificuldades.

SE VOCÊ CONSEGUE ALCANÇAR O CORPO DO COLETOR

Se os seus dedos conseguem alcançar o corpo do coletor, a retirada será mais fácil. Relaxe e use a posição agachada com as pernas abertas, joelhos dobrados e nádegas sobre os calcanhares. Esta posição empurra o coletor um pouco para baixo e favorece a retirada. Não puxe a haste. A haste serve apenas como guia. O coletor menstrual forma um vácuo no canal vaginal e é preciso retirá-lo para que seja possível remover o seu coletor. Use a haste como guia até que você consiga pinçar a base do coletor entre o polegar e o indicador. Aperte a base do coletor firme entre os dedos para soltar o vácuo. Deslize o coletor gentilmente de um lado para o outro até que seja removido totalmente. Se o coletor não descer facilmente é provável que o vácuo não tenha se soltado. Neste caso tente pinçar o coletor um pouco mais para cima. Se não for possível, deslize o dedo indicador sozinho para cima na lateral do coletor. Tente chegar o mais perto possível da borda do coletor e empurre o coletor em direção oposta à parede vaginal. Este movimento fará com que o coletor dobre, retirando o vácuo. Se o seu dedo chegou até a borda do coletor, é possível que você consiga retirar apenas com o indicador. Basta dobrar a ponta do dedo para cima do coletor de forma que você consiga trazê-lo para baixo. Caso não seja possível, depois do vácuo retirado, você conseguirá pinçar o coletor entre o polegar e o indicador e deslizá-lo para baixo até que seja completamente removido.

SE VOCÊ SÓ CONSEGUE ALCANÇAR A HASTE DO COLETOR

Se você só consegue alcançar a haste do coletor, a retirada exigirá um pouco mais de esforço. Relaxe e use a posição agachada, com as pernas abertas, joelhos dobrados e nádegas sobre os calcanhares. Esta posição empurra o coletor um pouco para baixo e favorece a retirada. Não puxe a haste. A haste serve apenas como guia. O coletor menstrual forma um vácuo no canal vaginal e é preciso retirá-lo para que seja possível remover o seu coletor. Contraia os músculos vaginais como se fosse urinar ou defecar. Esta ação vai empurrar o coletor para baixo. Com os músculos contraídos, use a haste como guia para alcançar a base do seu coletor. Tente pinçar a base do coletor entre o polegar e o indicador. Com a base segura entre os dedos relaxe os músculos vaginais. A contração dos músculos vaginais ajuda o coletor a descer, mas também deixa o vácuo mais forte e mais difícil de ser removido. Então com o coletor seguro entre os dedos, relaxe os músculos vaginais para retirar o vácuo. Se o coletor não deslizar facilmente para baixo é provável que o vácuo ainda esteja ali. Contraia os músculos novamente e tente pinçar o coletor um pouco mais para cima. Se não for possível, ainda com os músculos contraídos, deslize o dedo indicador sozinho para cima na lateral do coletor. Tente chegar o mais perto possível da borda do coletor e empurre o coletor em direção oposta à parede vaginal. Este movimento fará com que o coletor dobre. Relaxe os músculos novamente para que o vácuo se solte. Se o seu dedo chegou até a borda do coletor, é possível que você consiga retirar apenas com o indicador. Basta dobrar a ponta do dedo para cima do coletor de forma que você consiga trazê-lo para baixo. Ou segure a base firme entre o polegar e o indicador e deslize-o gentilmente para baixo até que seja completamente removido.

SE VOCÊ NÃO CONSEGUE ALCANÇAR A HASTE DO COLETOR

Se você não consegue alcançar a haste do coletor, a solução é um pouco mais desafiadora, mas fique calma porque ainda assim é possível retirar o seu coletor. Esta situação é mais comum no período da manhã, logo depois de acordar. Às vezes o coletor pode ficar em uma posição mais alta durante a noite. Neste caso, espere cerca de meia hora até que a gravidade comece a agir sobre o seu corpo e naturalmente posicione o coletor mais para baixo. Após este período, utilize as dicas do item anterior para remover o seu coletor.

DICA PARA REMOVER SEM DOR

Algumas pessoas possuem a saída do canal vaginal mais sensível, então a passagem do coletor aberto pode ser incômoda ou dolorosa. A dica é fazer com que a borda do coletor se dobre para que o coletor passe pela saída do canal dobrado, da mesma forma que foi inserido. Inicie a retirada normalmente com a base do coletor pressionada entre o polegar e o indicador. Quando a base do coletor estiver cerca de 1 cm para o lado de fora, tente dobrar o coletor inteiramente antes de retirar a borda, formando um C. Você pode fazer isso usando o polegar, o indicador e o dedo médio. Segure o coletor com o polegar de um lado e os dois dedos do outro. Usando o polegar, pressione coletor entre os dedos indicador e médio, fazendo com que ele dobre por completo. Esta ação vai fazer com que a borda do coletor dobre. Com a borda dobrada você não sentirá dor nenhuma durante a retirada!

E pronto! Agora você já pode usar o seu coletor tranquila! Todas essas técnicas parecem enormes quando descritas, mas elas são na verdade muito simples. Com o tempo e a experiência, todos esses movimentos se tornarão automáticos e você conseguirá retirar o seu coletor em poucos segundos! E seja bem vinda a um mundo totalmente novo, cheio de saúde e liberdade!

Está com alguma outra dificuldade ou conhece mais alguma outra dica para retirar o coletor menstrual? Compartilhe com a gente! 😉

DEIXE UM COMENTÁRIO