Entenda por que coletores menstruais coloridos podem ser 100% seguros

blogcores3

“Coletores menstruais coloridos são seguros?” Essa é uma das perguntas mais frequentes das usuárias do coletor menstrual. E este questionamento é extremamente importante! A mucosa vaginal é super permeável e sensível, então é muito importante que todos os produtos que vão em contato com ela sejam cuidadosamente escolhidos.

Quando o questionamento diz respeito à segurança dos coletores coloridos a resposta é “depende”. Isso mesmo. Coletores menstruais coloridos podem sim ser muito seguros, mas não são todos os coletores coloridos que são seguros. Isso ocorre porque existem hoje coletores menstruais fabricados com os mais diferentes tipos de pigmentos. Alguns coletores contém corantes que podem ser extremamente nocivos à saúde vaginal, mas existem também coletores fabricados com pigmentos certificados, hipoalergênicos e muito seguros!

colorful_flowers_11444

Um exemplo de pigmento seguro são os pigmentos que seguem a mesma linha do Silicone Medicinal e são aprovados pelo FDA (Food and Drug Administration) para uso alimentar e medicinal. O FDA é o órgão governamental dos Estados Unidos responsável pelo controle dos alimentos, suplementos alimentares, medicamentos, cosméticos, equipamentos médicos, materiais biológicos, entre outros.

Os pigmentos devem estar também em conformidade com o regulamento REACh (sigla para Registro, Avaliação e Autorização de Substâncias Químicas). O REACh é a nova legislação sobre substâncias químicas da União Européia, aprovada em dezembro de 2006. Trata-se de um regulamento aprovado pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da Comunidade Européia para controlar o uso de produtos químicos que possam ser nocivos à saúde ou ao meio ambiente de alguma forma. Os pigmentos utilizados nos coletores menstruais não devem conter qualquer um dos produtos químicos ou substâncias identificadas como substâncias que suscitam elevada preocupação (SVHC) pela Agência Europeia de Produtos Químicos (ECHA), agência que supervisiona o cumprimento da REACh.

Os pigmentos utilizados nos coletores menstruais Korui, por exemplo, foram cuidadosamente selecionados. Eles são aprovados pelo FDA e estão em conformidade com o regulamento REACh. Isso os torna 100% seguros. Além disso, eles são misturados dentro do silicone, então não existe a possibilidade do pigmento “vazar”. É por isso que os coletores Korui não desbotam nunca.

Quando o assunto é cor as opiniões são as mais diversas. Há quem mergulhe no arco-íris de cores lindas dos nossos amados copinhos e há quem prefira reduzir ingredientes e iniciar uma relação com o clássico copinho transparente. Seja qual for a sua preferência, o importante é fazer uma escolha informada e curtir a liberdade linda que nossos copinhos nos proporcionam, livre de alergias, preocupações e lixo.

E você? Qual a sua cor preferida? Deixe um comentário para a gente! 😉

DEIXE UM COMENTÁRIO