Conheça a “barbie normal” que menstrua e usa absorventes de pano

2CAD3E3B00000578-0-image-a-1_1443017207285

“E se as bonecas fossem simplesmente feitas com as medidas médias do corpo feminino real?” Disse Nickolay Lamm, criador da Lammily, a primeira boneca do mundo produzida com proporções reais. A boneca apelidada de “barbie normal” possui as medidas médias de uma mulher real de 19 anos. Com o quadril mais largo e as pernas mais proporcionais, ela promove padrões de beleza mais realísticos.

“Eu criei a “barbie normal” porque eu queria provar que estar na média é bonito”, disse Nickolay. Tudo começou com um protótipo digital que se tornou viral e continuou com um crowdfunding apoiado por 13 mil pessoas. Sete meses depois as crianças conheceram a Lammily pela primeira vez. As reações foram muito positivas. “Eu não tenho outras bonecas como esta, ela parece de verdade” disse uma das crianças.

Barbie-2-761x1024Barbie-5-768x1024

O objetivo da Lammily é empoderar crianças de todas as formas e tamanhos, estimular a auto-estima, uma imagem corporal positiva e a aceitação do diferente. Em um mundo recheado de propagandas e imagens com expectativas irrealistas, as crianças começam a duvidar da própria beleza cada vez mais cedo.

Uma boneca com formas e proporções realísticas tem então papel importante na vida das crianças, ela mostra ao mundo que o que eles pensam ser imperfeições são na verdade suas mais puras e lindas características. A mudança dos padrões, imagens e percepções de como as crianças julgam elas mesmas mudam as vidas das gerações futuras e mostram que o realismo é verdadeiramente lindo. “A realidade é tão legal. Afinal, isso é tudo o que temos. Então por que não a apreciamos mais? Ela não é perfeita, mas ainda assim é linda” disse Nickolay Lamm.

Lammily Photographer_preorder_rev1article-2574183-1C1148B300000578-163_306x737

Os criadores da Lammily também defendem a importância das conversas e educação das crianças sobre as mudanças que ocorrem quando elas crescem. E foi com o objetivo de facilitar estas conversas que recentemente a boneca ganhou um novo acessório, os absorventes de pano reutilizáveis! O novo Kit foi desenvolvido para desmistificar a menstruação. “Se uma boneca usa absorventes, como pode a menstruação ser tabu?” diz Nickolay Lamm. “A menstruação é uma parte tão importante da vida da mulher, uma parte tão saudável. Ela não pode ser escondida em baixo do tapete”, diz ele.

O Kit vem com duas calcinhas, um calendário para acompanhar o ciclo menstrual, 18 absorventes reutilizáveis e um panfleto informativo explicando o que é o ciclo menstrual e como e por que ele acontece. Estes acessórios ajudam a ensinar as meninas sobre a menstruação de forma natural, como uma parte do dia-a-dia, exatamente o que ela é.

1-perioddoll-600x420

A iniciativa do Kit Menstruação traz uma reflexão importante. Se metade do planeta menstrua, porque a menstruação ainda é vista como algo que devemos esconder? Quem sabe esta nova geração de mulheres que aprendem sobre menstruação com bonecas não sentirão a necessidade de esconder os absorventes no caminho para o banheiro, por exemplo. Bonecas que menstruam e possuem medidas normais dão às crianças uma ideia mais real do que esperar, e quando as mudanças acontecem elas parecem mais naturais.

“Em vez de esperar que a mudança aconteça, vamos ser esta mudança e ajudar nossas meninas a crescerem fortes e confiantes no próprio corpo”, diz Nickolay.

Outro ponto positivo do novo Kit Menstruação da boneca Lammily é o fato dos absorventes serem de pano, coloridos e reutilizáveis. Além de livres de químicos e muito mais saudáveis, os absorventes de pano proporcionam um contato mais próximo com o próprio corpo, o que possibilita entendê-lo melhor e ter mais orgulho de cada processo pelo qual ele passa.

E você? O que achou da Lammily? O que ela representa para você? Deixe um comentário e compartilhe sua opinião com a gente!

DEIXE UM COMENTÁRIO