Como lavar absorventes de pano reutilizáveis?

ilustracao-blog_KORUI_01

Absorventes de pano reutilizáveis são uma maravilha para a saúde, o meio ambiente e o bolso! Mas muita gente desiste porque pensa que lavar vai ser muito difícil. “Mas tem que lavar?” É a pergunta mais comum de quem está pensando em usar. A resposta é sim, tem que lavar, assim como calcinhas e roupas. E a lavagem é quase tão fácil quanto.

A dificuldade da lavagem dos absorventes de pano é na verdade um mito que vem lá da época das nossas avós. Antigamente usava-se panos não impermeáveis e com baixa capacidade de absorção, como resultado era preciso trocá-los quase de hora em hora. Acabava-se com pilhas e pilhas de panos que tinham que ser lavados à mão. Hoje em dia absorventes reutilizáveis são feitos de tecidos modernos, respiráveis, impermeáveis e muito absorventes. O melhor? Podem ser lavados na máquina! Se pararmos para analisar, não há muita diferença entre a lavagem de absorventes e calcinhas, por exemplo.

Para facilitar, nós preparamos um passo a passo bem simples para manter eles bem limpinhos!

PRÉ-LAVAGEM

Antes de qualquer coisa, mantenha seu absorvente usado em um local limpo até que possa ser lavado (ou deixado de molho). Bolsas impermeáveis são recomendadas, pois elas mantêm a umidade do absorvente, o que torna a lavagem mais fácil.

Quanto antes seu absorvente for lavado (ou deixado de molho), mais fácil será a limpeza. Então, assim que possível, tire o excesso ou deixe de molho em água fria. Nunca use água quente, pois ela ajuda a reter manchas. Tirar o excesso antes de deixar de molho permite um molho mais longo livre de odores. Opcionalmente, pode-se deixar de molho por alguns minutos antes de tirar o excesso, assim o excesso sairá mais facilmente e você terá uma água rica em nutrientes pronta para regar o seu jardim! 😉

MOLHO

Deixe seu absorvente de molho (com ou sem sabão) por pelo menos 30 minutos em água fria. Você pode deixar por mais tempo se preferir, mas lembre-se de trocar a água a cada 12 horas. Sabe quando você esquece aquela roupa de molho e fica aquele cheirão? Pois é, seu absorvente reutilizável parte do mesmo princípio, já que é feito de tecido.

ilustracao-blog_KORUI_02

LAVAGEM

Para lavar é muito prático! Você pode lavar na máquina junto com as roupas e utilizar a quantidade de sabão recomendada pelo fabricante. Só não esquece de enxaguar bem e, se possível, evite aditivos. Você também pode lavar seu absorvente à mão (durante o banho mesmo, que tal?), apenas lembre-se de tirar bem o excesso de sabão.

Apenas a lavagem é o suficiente para desinfetar absorventes de pano, mas se desejar, você pode colocar umas gotinhas de óleo de melaleuca (tea tree oil), ou eucalipto. O sol também tem poder desinfetante natural.

foto 2

SECAGEM

Seque seu absorvente ao sol e deixe-o sempre livre de manchas! Se preferir, você pode secá-los também na secadora, mas em temperaturas baixas.

Em dias chuvosos, você pode deixar seu absorvente de molho na água fria com um pouco de sal, bicarbonato de sódio ou sabão. Também tem a opção de colocar um pouco de água oxigenada e deixar agir por alguns minutos antes de lavar, assim você evita manchas!

varal

DICA DE OURO

Para atingir a capacidade máxima de absorção, é recomendado que os absorventes sejam lavados algumas vezes antes do primeiro uso.

Viu como é fácil? Agora não sobrou um único motivo para não experimentar absorventes de pano reutilizáveis! Já pediu o seu? No Brasil você encontra na Korui.

Já usa? Então conta para a gente as suas dicas de lavagem! 😉

DEIXE UM COMENTÁRIO