Como higienizar o seu coletor menstrual

Captura de Tela 2016-10-01 às 20.49.16

Quando falamos em produtos reutilizáveis, é comum aparecer receios quanto a limpeza, seja pelo trabalho extra ou pelo medo de não conseguir higienizar corretamente. Mas não é a toa que o coletor menstrual tem se tornado o queridinho das brasileiras. Os coletores menstruais, em maioria, são feitos de silicone medicinal, um material inerte e de higienização super simples, eficiente e rápida.

Tentando desvendar alguns mistérios, nós preparamos um passo a passo super didático para esclarecer todas as dúvidas quanto à limpeza do coletor menstrual.

PRIMEIRO USO

Antes do primeiro uso, lave o seu coletor com água morna. O uso de sabão não é necessário, mas é permitido. É recomendado que qualquer sabão utilizado seja neutro e sem perfumes. Ferva o seu coletor por 10 minutos. Lembre-se de colocar água o suficiente para o coletor não tocar o fundo da panela e queimar.

DURANTE O CICLO MENSTRUAL

Durante o ciclo menstrual não há necessidade de esterilizar o seu coletor entre os usos. Lavar apenas na água é o suficiente. Lave bem as mãos, retire o coletor, limpe-o em água corrente e insira novamente. É recomendado que este processo seja feito com água fria para que seu coletor não fique manchado.

Limpando os furos

Encha seu coletor com água, coloque a palma da sua mão em cima e vire-o de cabeça para baixo. Pressione a base e a água vai sair pelos furos, limpando-os automaticamente. Você também pode usar uma escova de dentes exclusiva para este propósito. Evite qualquer item afiado, eles podem danificar o coletor.

Removendo manchas

Caso seu coletor pareça manchado ou com uma coloração diferente da original, deixe-o de molho em suco de limão diluído em água. Este processo também vai ajudar a remover qualquer odor desagradável (o sol também ajuda na remoção de qualquer odor). Para remover manchas, você também pode deixar seu coletor de molho na água oxigenada 10 volumes.

Fora de Casa

Os coletores menstruais costumam ter uma capacidade muito boa em comparação aos absorventes descartáveis externos e internos. O tamanho Normal do coletor menstrual Korui, por exemplo, possui uma capacidade quase 4 vezes maior que a média dos absorventes descartáveis. Então é provável que você não precise esvaziá-lo em banheiros públicos. Mas caso seja necessário, apenas lave bem as mãos e retire seu coletor como de costume, lave-o com uma garrafa de água ou limpe-o com papel higiênico e recoloque-o. Você pode utilizar lenços umedecidos se preferir, mas lembre-se de que alguns lenços umedecidos contém perfumes que podem alterar o pH vaginal. Caso opte por utilizar lenços umedecidos, escolha um neutro, sem perfume. Lave seu coletor Korui com água assim que tiver oportunidade.

Em viagens

Você sabia que seu coletor é um ótimo companheiro de viagens? É possível utilizá-lo por até 12 horas, assim você pode aproveitar mais e usar o banheiro menos! Ele é reutilizável, então você não corre o risco de ficar sem! Seu coletor te ajuda a não deixar resíduos por onde passar, além, é claro, de não ocupar espaço na sua mala! Curta todos os momentos da sua viagem ao máximo!

NO FINAL DO CICLO

Captura de Tela 2016-10-01 às 20.49.35

No final do seu ciclo menstrual, seu coletor precisa ser esterilizado antes do armazenamento. Existem diversas formas de esterilizá-lo: com tabletes de esterilização, no fogão e até mesmo no microondas. Dependendo do tipo de silicone, os coletores menstruais podem também ser esterilizados com álcool, como é o caso do coletor Korui, vale confirmar com o fabricante do seu coletor. Para esterilizar no fogão, ferva-o por 5 a 7 minutos em uma panela com água o suficiente para o coletor não tocar o fundo e queimar. Panelas esmaltadas ou de inox são recomendadas para preservar o silicone. Lembre-se que é importante não ferver por mais tempo que o necessário, se fervido por mais de 15 minutos seu coletor pode perder elasticidade e sua durabilidade pode ser afetada. No microondas ele pode ser fervido no mesmo intervalo de tempo em um recipiente de vidro.

ARMAZENANDO NO FINAL DO CICLO

Captura de Tela 2016-10-01 às 20.50.08

Após esterilizado, espere até que seu coletor esfrie, seque-o bem e armazene em uma bolsinha respirável, de preferência de algodão. Não o armazene em locais abafados, seu coletor precisa de ventilação e fibras naturais como o algodão são ideais.

Agora o coletor menstrual parece ainda mais tentador não é mesmo? Já pensou passar até 12 horas sem preocupações e na hora da troca precisar apenas passar água? Uma maravilha né?

Conhece alguma outra forma de higienização? Ainda tem dúvidas sobre a limpeza do seu coletor? Deixe um comentário abaixo!

DEIXE UM COMENTÁRIO