Como esterilizar o seu coletor menstrual (com amor!)

O coletor já se tornou o queridinho das brasileiras e está dando um novo significado à menstruação. Mas por se tratar de um produto reutilizável, pode ser que você ainda se pergunte: o coletor é higiênico? Preciso esterilizar ele ou só uma lavadinha com água e sabão é suficiente?

Nós elaboramos um guia que vai explicar como, quando e por que você deve esterilizar o seu coletor menstrual. E acredite, é bem mais fácil do que você imagina! O uso, a manutenção e a limpeza do copinho são super práticos e requerem apenas alguns cuidadinhos simples, mas que são muito importantes. Vem com a gente que nós vamos te explicar tudo certinho para você se sentir super confiante com o seu copinho!

Quando devo esterilizar o coletor menstrual?

Você precisa esterilizar o coletor antes do primeiro uso e a cada final de ciclo. Aí é só guardá-lo na bolsinha de algodão e pronto! Isso vai garantir que o seu copinho fique livre de microorganismos no momento em que você for utilizá-lo novamente. Bem fácil, né?

Enquanto eu estiver menstruada e usando o coletor, preciso esterilizar toda vez que esvaziar o copinho?

Não! A manutenção do coletor durante o período menstrual é super simples e prática. A cada vez que você precisar esvaziá-lo, basta água, papel higiênico ou lenço umedecido (neutro) para higienizá-lo. Aqui no blog já mostramos como você pode limpar o seu coletor durante o ciclo, que é quando não há necessidade de esterilização. Também explicamos algumas dicas para quando você precisa higienizá-lo em um banheiro público. Vale a pena conferir!

Como fazer a esterilização do coletor?

Existem várias maneiras de esterilizar o coletor menstrual. Até nisso o coletor te dá mais liberdade para escolher. Só é importante fica atenta ao tempo necessário da esterilização, pois ficar mais tempo que o necessário pode danificar o silicone do seu coletor.
Conheça as principais formas de esterilização e escolha a sua!

01. PANELINHA NO FOGÃO

Esse é o jeito mais simples e econômico de esterilizar o coletor menstrual. Em uma panela esmaltada, coloque quantidade suficiente de água para cobrir o seu coletor durante toda a fervura, de forma que ele não fique encostado no fundo e queime. Insira o coletor na panela depois que a água estiver fervendo, conte 5 minutos e pronto! Feito isso basta armazená-lo na sua bolsinha de algodão e ele estará pronto para a sua próxima menstruação.

02. RECIPIENTE NO MICROONDAS

Esterilizar no microondas também pode ser simples. Nesse caso o ideal é utilizar um recipiente de vidro para não danificar o seu coletor. Adicione água no recipiente e também o coletor. Em seguida, coloque tempo necessário para a água ferver. Assim que entrar em fervura é necessário que o coletor fique nessa água borbulhando por mais 3 a 4 minutos.

Fique atenta ao utilizar recipientes de plásticos, pois muitos liberam substâncias nocivas ao nosso corpo. O microondas às vezes parece simples, mas alguns aparelhos tem a potência baixa ou muito alta, podendo te deixar insegura quanto à temperatura da água. A vantagem do fogão é justamente poder observar mais claramente quando a fervura começa. Por isso se você quer um jeito econômico e rápido, às vezes ferver na panelinha no fogão acaba sendo a melhor opção.

03. TABLETE DE ESTERILIZAÇÃO

Essa é uma forma de esterilização a frio. Também é eficiente, porém tem um custo bem mais elevado quando comparada ao uso da panelinha e do microondas. Cada cartelinha com 10 tabletes custa em média 10 reais. O processo consiste em dissolver o tablete em até 100 ml de água fria. Após a dissolução, coloque o coletor com o cabo voltado para baixo nessa mistura, de modo que ele fique completamente mergulhado. Deixe nessa solução por 15 minutos e descarte esse líquido depois. Não precisa enxaguar.

É uma opção mais cara e, apesar de ser feita a frio, requer 15 minutos de descanso na solução.

Preciso comprar a panelinha para coletor menstrual?

Se você preferir esterilizar o seu coletor no fogão, é recomendado que esse processo seja feito em uma panela específica para isso. A panelinha feita para o coletor tem a vantagem de não soltar resíduos, além de ter uma baixa porosidade e ser lisinha. Todas essas características ajudam a preservar a durabilidade do seu coletor e a sua saúde íntima.

Não é recomendado o uso de panelas de teflon ou alumínio, já que elas podem liberar substâncias metálicas que podem acumular no silicone com o tempo e, inclusive, vir a prejudicar a sua saúde vaginal. Então se for optar pela esterilização feita na fervura do fogão, o ideal é que você tenha uma panelinha apropriada para essa finalidade.

Já conhece a nova panelinha da Korui?

Atendendo à tantos pedidos das usuárias do coletor menstrual Korui, estamos lançando a panelinha Korui! Ela foi pensada com muito cuidado, é totalmente atóxica e ideal para a esterilização do seu copinho. Além disso, ela é a coisa mais fofa do planeta! Para ficar por dentro deste lançamento inscreva-se na lista exclusiva Korui. Nós vamos te enviar todos os detalhes e te avisar todos os detalhes! 🙂

Durante este período de lançamento você também vai poder adquirir um super kit com 1 coletor menstrual e 1 panelinha Korui por um valor mega especial!

O ato de ferver o seu coletor menstrual no fogão com uma panelinha também é uma forma de cuidado com você. Mesmo sendo tão prático, é uma espécie de mini-ritual de alguns minutinhos que te coloca em contato com a sua natureza e aumenta o respeito e o carinho que você tem com o seu corpo. Já parou pra pensar nisso?

E nós queremos saber! O que você achou do nosso post? Já tem um coletor menstrual? Como você esteriliza ele? Deixe um comentário e divida a sua experiência com a gente! 😉

DEIXE UM COMENTÁRIO