Os benefícios da yoga para aliviar as cólicas menstruais

Postura1

A Yoga, filosofia hindu criada há cerca de cinco mil anos, consiste em um conjunto de técnicas de respiração, posturas (asanas) e meditação, que buscam unificar o corpo e a mente. Cada vez mais reconhecidas por trazerem benefícios ao organismo feminino e expandirem o autoconhecimento corporal, estas práticas também não poderiam deixar de ser relevantes quando o assunto é cólica menstrual.

Apontada como responsável por proporcionar maior tolerância a dor, algumas posturas de yoga tem sido reconhecidas também por reduzir a ansiedade e a tensão relacionados as dores menstruais. Sua ação é uma sincronia entre capacidade de alongamento e força nos músculos, o que acaba por promover um relaxamento muscular que também ameniza as dores causadas pelas cólicas.

Se você já faz yoga ou está pensando em iniciar-se na prática, confira dicas de posturas para que você possa tirar o melhor proveito desta atividade e amenizar as dores menstruais de acordo com cada período do ciclo!

Antes da menstruação

Postura1

Para acalmar o sistema nervoso e revitalizar os órgãos abdominais e o sistema endócrino, as posturas de flexão para trás, torções e inversões são recomendadas.

Durante a menstruação

Postura2 Postura3

É recomendável evitar: práticas intensas, inversões e flexões para trás intensas. Deve-se relaxar completamente em cada postura, deixando o abdômen solto e direcionando a respiração para as regiões do abdômen, cabeça e pernas.

Especialmente para as pessoas que sentem muitas cólicas, são indicados as posturas sentadas com flexões para frente (de preferência com um apoio pressionando o abdômen), assim como a postura da criança (balasana). O supta badha konasana, com almofadão e cinto, também ajuda a melhorar o desconforto.

É sempre importante procurar a ajuda de um profissional capacitado para auxiliar na sua prática de yoga ou qualquer outro exercício físico. Em muitas cidades, é possível praticar yoga ao ar livre e gratuitamente. Nossa sugestão é que você confira se na sua cidade há essa possibilidade, exercícios ao ar livre são ainda mais revigorantes!

Você pratica yoga ou conheçe alguma outra atividade física que ajude a melhorar as dores das cólicas? Compartilhe com a gente! 🙂

DEIXE UM COMENTÁRIO