Autoconfiança: 5 coisas que eu gostaria de saber quando era adolescente

blog

Não é fácil ser adolescente. O seu corpo está mudando a cada dia, enquanto você tenta descobrir quem você é. Durante este processo você é bombardeada com mensagens que tentam te dizer como você deve ser, como deve agir, o que deve vestir e como o seu corpo deve aparentar. Todas essas mudanças fazem com que ter autoconfiança durante a adolescência seja uma tarefa difícil.

Sim, eu entendo. Eu passei por isso. E hoje, quase 20 anos depois dos primeiros anos da minha adolescência, minha autoconfiança ainda é trabalhada todos os dias. Mas atualmente eu consigo entender o que é capaz de derrubar a autoconfiança e o que é capaz de levantá-la. E é por isso que eu separei 5 coisas que eu adoraria ter a oportunidade de dizer para o meu eu adolescente.

1) FOQUE NAS SUAS QUALIDADES

Pegue uma folha de papel e liste os seus talentos, habilidades e coisas que você gosta ou tem facilidade de fazer. É muito comum focarmos nas áreas que não gostamos em nós mesmos ou que temos dificuldades. Lembre-se que todas as pessoas tem pontos fortes e fracos. Nós não podemos ser atletas olímpicos, astros do rock e gênios da computação ao mesmo tempo. Então foque nas suas qualidades, isso vai te ajudar a descobrir quem você é e o que você gosta de fazer.

Alguns exemplos seriam: ser engraçada, inteligente ou generosa, saber dançar, cantar, praticar algum esporte ou escrever. Pense em quanto tempo por dia você pratica essas atividades e pense em formas com as quais você pode inserí-las no seu dia a dia.

Pare de se comparar a outras pessoas. Pontos fortes e pontos fracos são diferentes para cada pessoa e quando você faz uma comparação, você geralmente compara o seu ponto fraco com o ponto forte da outra pessoa. Se continuar a fazer isso, você nunca se sentirá bem consigo mesma. Quando você se encontrar nesta situação, tente redirecionar a sua atenção para você, lembre-de que você é única e possui seus próprios talentos e pontos fortes.

2) CONTINUE TENTANDO

Se você cometer um erro ou falhar em algo, lembre-se de que todas as pessoas cometem erros. É normal não conseguir fazer algo na primeira vez que tentamos. Para tudo é preciso prática, então se você quer melhorar em algo, continue tentando, estude e busque formas de aperfeiçoar.

3) QUESTIONE O QUE VOCÊ PENSA DE SI MESMO

A forma como você pensa a respeito de você mesma afeta a sua autoconfiança. Se você diz coisas negativas a respeito de você, você começará a acreditar nelas. Esse comportamento possui mais efeitos negativos do que as coisas que as outras pessoas falam sobre você. Toda vez que você pensar em algo negativo a respeito de você mesma, questione. Pergunte-se quais são as evidências a favor e contra este pensamento. Isso vai importar em 5 anos? Isso vai te ajudar a atingir os seus objetivos?

Uma vez que você consegue reconhecer um pensamento negativo, você deve trocá-lo por algo mais positivo e realístico. Em vez de dizer “minha nota foi super baixa, eu sou péssima”, diga “minha nota não foi boa neste teste, mas eu posso me preparar melhor para o próximo”. Aceite que você não fará tudo muito bem o tempo todo, você cometerá erros, isso faz parte de ser humano.

4) EVITE O CONTATO COM A MÍDIA FEMININA

Você já viu uma mulher bonita em uma revista e desejou que você fosse como ela? Você compara o que você vê na mídia com o que você vê no espelho? Quanto mais você olhar para essas imagens, mais crítica você vai ser consigo mesma. Então tente banir ou pelo menos limitar a quantidade deste tipo de mídia que você está consumindo. Quando você olhar para essas imagens, lembre-se de que elas foram editadas para que essas mulheres tivessem uma aparência específica. Você provavelmente nem reconheceria essas mulheres se as visse na vida real. Procure na mídia por imagens positivas que foquem nos talentos e habilidades das mulheres, não em aparências.

5) CUIDE DE VOCÊ

Cuidar bem do seu corpo de dentro para fora faz com que você se sinta mais confiante em relação a sua aparência. Faça exercícios regularmente, coma de forma saudável, use roupas que te deixem confortável. Aceite o seu corpo como ele é, cada pessoa é única e não pode ser colocada dentro de um padrão.

Lembre-se de que os padrões de beleza da nossa sociedade são irreais e extremamente nocivos, principalmente para as mulheres e meninas, que começam a duvidar da própria beleza cada vez mais cedo. Cuide do seu corpo com carinho, aprenda a apreciar o que você tem e você vai amar os resultados. Seu corpo continuará mudando com o decorrer do tempo, mas você descobrirá que você é muito mais do que a sua aparência.

Gostou das nossas dicas? Agora conte-nos mais um pouco sobre você! Como anda a sua autoconfiança? Conhece alguma outra dica que pode ajudar a melhorá-la? Deixe um comentário e compartilhe com a gente!

DEIXE UM COMENTÁRIO