6 benefícios do coletor menstrual

capa1

Mas afinal, o que é um coletor menstrual?

Se você nunca ouviu falar de coletor menstrual, muita calma que a gente te explica. Feitos, em maioria, de silicone medicinal, o coletor tem o formato de um sino e é usado internamente no canal vaginal, sendo apontado cada vez mais como uma alternativa aos absorventes e tampões descartáveis.

Os coletores já são uma realidade em muitos lugares. Para você ter uma ideia dessa aceitação, uma pesquisa feita no Canadá em 2011 mostrou que 91% das pessoas que experimentaram o coletor afirmaram que continuariam seu uso e ainda o recomendariam a outras pessoas.

Soa estranho para você? Para as usuárias de primeira viagem pode até parecer, mas acontece que o coletor menstrual traz consigo tantos benefícios que a gente logo supera o desafio do “novo” e passa a amá-lo! Dá só uma olhadinha em alguns deles:

1. É um produto livre de componentes químicos!

Como a maioria dos coletores é feita silicone medicinal, que é totalmente hipoalergênico! Além disso, com ele você estará livre de qualquer preocupação relacionada à toxinas, como as dioxinas do rayon ou ainda os agrotóxicos usados no algodão, substâncias que são comuns em absorventes descartáveis.

2

2. É um produto durável: o meio ambiente e o seu bolso agradecem!

Ao contrário dos descartáveis, o coletor menstrual foi feito para durar. O coletor pode durar até 10 longos anos! Quer coisa melhor que isso? Durante toda a vida fértil você vai utilizar apenas alguns coletores em comparação a milhares de absorventes descartáveis. Pense na quantidade de lixo reduzido e na quantidade de dinheiro poupado!

3. Chega de vazamentos!

Como os coletores menstruais recolhem o fluido menstrual internamente, eles vazam menos. Para garantir isso, basta esvaziá-lo a cada 6 horas e adquirir o coletor em um tamanho que se acomode bem ao seu corpo.

4. Suporta mais volume!

Enquanto a capacidade do tampão comum é de 6 à 9 ml de líquido, a dos coletores menstruais pode chegar a 33 ml, cinco vezes maior! Isso torna a vida de que tem fluxo intenso muito mais fácil!

1

5. Mantém a sua lubrificação natural

A lubrificação natural da vagina é muito importante, pois mantém o equilíbrio bacteriano que previne doenças. Esse equilíbrio pode ser ameaçado quando a vagina fica excessivamente seca, algo comum devido ao uso dos absorventes internos de algodão. Enquanto isso, o coletor acomoda somente o que é necessário: o seu sangue!

6. Te põe em contato mais íntimo com seu corpo

Talvez o maior benefício do coletor é o autoconhecimento. Com ele você conhece mais o seu corpo, acompanha o volume do seu fluxo e ajuda a quebrar os tabus da menstruação! Legal, né?

Quer saber mais? Você encontra mais informações sobre coletores menstruais brasileiros aqui.

Agora que você já conhece os benefícios do coletor menstrual seu caminho sem volta acaba de começar! Já comprou seu coletor? Já usa? Conta para a gente a sua experiência!

DEIXE UM COMENTÁRIO