5 fatos surpreendentes sobre a menstruação que você não sabia

cópia de blog 5 fatos

Metade da população o mundo lida com a menstruação todos os meses, mas ainda assim não falamos abertamente sobre ela. Termos alternativos são muito comuns, como “estou naqueles dias”, “estou de chico”, “fiquei mocinha”, entre muitos outros. Como resultado, temos muitos mitos e muito mistério ao redor da menstruação.

São, em média, 450 ciclos menstruais durante a vida e, com eles, várias oportunidades de aprender mais. Mas mesmo assim a menstruação consegue nos surpreender, e não apenas aparecendo de surpresa quando menos esperamos.

Aqui estão 5 fatos que você provavelmente não sabia sobre a sua visitante mensal:

1) Mulheres podem engravidar durante a menstruação.

Apesar de este não ser o período mais fértil do mês, é possível engravidar durante a menstruação. Isso mesmo, a menstruação não protege contra a gravidez e existem alguns motivos pelos quais isto acontece. Primeiro, algumas mulheres podem sangrar quando os ovários liberam um óvulo, período chamado de ovulação. Este sangramento pode ser confundido com a menstruação. O auge da fertilidade acontece durante a ovulação, então quem tem relações sexuais durante este período tem grandes chances de engravidar.

Segundo, é possível ovular antes da menstruação acabar ou poucos dias depois do fim do sangramento. Como o espermatozóide vive no corpo feminino por até 6 dias, ter relações sexuais durante a menstruação pode resultar em gravidez.

2) Cólicas fortes e sangramentos muito intensos não são normais

Acredite ou não, cólicas menstruais fortes não são normais. Elas normalmente significam que há algo errado acontecendo no corpo, como um alto nível de estrogênio, por exemplo. Cólicas podem indicar também um alto nível de açúcar, o que causa um processo inflamatório em resposta. É possível checar também se há algo irritando o útero, como um cisto ou um fibroide, diz o Dra. Jennifer Burns do The Bienetre Center no Arizona, EUA.

Sangramentos muito intensos também podem ser sinal de que algo não vai bem, como níveis altos de estrogênio. Estrogênio é o hormônio que causa a contração no útero. Vale dar uma checada nos níveis com um médico. Existem formas naturais de baixar os níveis de estrogênio ou torná-lo mais eficiente.

3) Absorventes internos e externos descartáveis não são a única opção

Hoje em dia temos disponíveis as mais diversas opções de produtos para o período menstrual.

O coletor menstrual, por exemplo, é um copinho de silicone super macio inserido no canal vaginal para coletar o sangue menstrual. Existem também os absorventes de pano reutilizáveis, também chamados de absorventes ecológicos, eles são similares aos descartáveis, mas laváveis. Hoje em dia eles são fáceis de lavar na máquina e produzidos com tecidos inteligentes, impermeáveis e até com opção de toque seco.

2

Estes produtos são totalmente livres de químicos, não geram reação química com o sangue e, por isso, são totalmente livres de odores. Além disso, são mais econômicos, saudáveis, inteligentes e responsáveis. Hoje eles são fabricados aqui mesmo no Brasil, por empresas sérias que respeitam a natureza do corpo feminino e possuem reais compromissos com a quebra de paradigmas e tabus da menstruação. Encontre mais informações sobre estes produtos aqui.

4) Você pode usar coletores menstruais e absorventes internos e continuar sendo virgem

Homens e mulheres deixam de ser virgens quando acontece a primeira relação sexual, porém, algumas sociedades, culturas ou religiões ainda relacionam a virgindade feminina à presença do hímen.

O hímen nada mais é do que uma fina pele presente no início do canal vaginal. Se você tiver um, ele pode facilmente ser visto com um espelho. Qualquer produto de uso intravaginal pode romper o hímen, mas isso vai depender do tipo de hímen que a mulher tem, se ela tiver um! Cada mulher é única, algumas possuem um hímen muito frágil facilmente rompido com atividades do dia-a-dia que incluem andar a cavalo, dançar ou até mesmo andar de bicicleta! Outras possuem um hímen mais grosso que às vezes nem a relação sexual é capaz de romper inteiramente. E sim, algumas nascem sem hímen, o que é perfeitamente normal.

hímen

Desta forma, a presença ou não do hímen não significa ser ou não virgem. A virgindade apenas pode ser perdida por meio de relação sexual. Então, não se preocupe, absorventes internos e coletores menstruais não podem tirar a sua virgindade.

5) Homens acham mulheres mais atrativas durante a ovulação e menos durante a menstruação.

É um fato biológico. Os níveis masculinos de testosterona são diretamente afetados pelo cheiro da mulher, que muda durante as fases do ciclo menstrual. Um estudo realizado pelo Psychological Science Journal mostrou que os níveis de testosterona masculinos atingiram níveis máximos quando eles sentiram o cheiro de blusas usadas por mulheres durante a ovulação. Ao mesmo tempo, os homens mostraram baixos níveis de produção de testosterona quando sentiram o cheiro de blusas usadas por mulheres durante a menstruação. Outro estudo mostrou que strippers ganham duas vezes mais gorjetas quando estão ovulando do que quanto estão menstruando. Isto sugere um impulso biológico masculino de ter relações sexuais com as mulheres quando elas estão no período mais fértil.

Felizmente, para a propagação da espécie, este princípio é verdadeiro para ambos os lados. A libido feminina atinge o ápice também durante a ovulação. E este fenômeno atinge maior intensidade quando a mulher atinge o pico sexual, entre os 30 e 35 anos.

O que achou do nosso post? Estes fatos te surpreenderam? Já conhecia algum deles? Conhece algum outro fato sobre a menstruação para compartilhar conosco? Deixe o seu comentário abaixo!

DEIXE UM COMENTÁRIO