5 chás para aliviar cólicas menstruais

colicas-e-cha2

A dismenorreia, popularmente conhecida como cólica menstrual, é uma dor pélvica que pode ocorrer antes ou durante o período menstrual. Embora na maioria dos casos não seja um sinal de uma condição grave, as cólicas podem nos impedir de desempenhar muitas de nossas atividades diárias, principalmente quando vêm acompanhadas de outros sintomas como náusea, diarreia, constipação e dor nas costas, que só intensificam nosso desconforto.

Você sabe por que as cólicas acontecem?

Todo mês a parede do útero acumula uma camada mais grossa necessária para abrigar o embrião. Se não ocorre a fecundação, o útero passa a eliminar essa camada e por isso ele se contrai para soltá-la. Durante essa contração é liberada uma substância chamada prostaglandina, a qual é responsável pela sensação da cólica. E aí já viu, né? É aquele mal estar.

Os chás como uma alternativa

A maioria das pessoas apela para analgésicos a fim de minimizar os indesejáveis sintomas da cólica, porém, ao invés de tomar um comprimidinho, você já considerou uma alternativa mais natural para aliviar essas dores?

Você sabia que os chás podem ser importantes aliados no combate às cólicas? Apesar dos estudos sobre o efeito de chás no alívio das cólicas menstruais ainda serem escassos, muitos dos existentes mostram que os chás têm propriedades anti-inflamatórias e antiespasmódicas. E essa é a combinação ideal para se livrar das desagradáveis cólicas! A seguir, listamos 5 chás que podem te ajudar a aliviar as indesejáveis cólicas.

CAMOMILA

camomila

Além de ser um calmante natural, a camomila possui propriedades anti-inflamatórias que reduzem a produção de prostaglandina e ameniza as dores. Ela também estimula a produção de um aminoácido chamado glicina, que reduz os espasmos musculares e deixa o útero mais relaxado, enfraquecendo as cólicas.

CANELA

canela

A canela, além de anti-inflamatória, é um antiespasmódico natural. Auxilia na diminuição das contrações e também da náusea, outro sintoma comum no período menstrual.

GENGIBRE

gengibre

O gengibre possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, a combinação perfeita para ajudar na redução das cólicas.

ORÉGANO

oregano

Muito utilizado como tempero, poucas pessoas conhecem a ação analgésica das folhas de orégano. Essa erva ajuda ainda a regular o ciclo e a reduzir os sintomas da menopausa.

CALÊNDULA

calendula

Os flavonoides presentes na calêndula inibem a produção da prostaglandina e reduzem as cólicas. Também pode ajudar a regular o ciclo, um problema muito comum em mulheres mais jovens.

Além de tomar chás para aliviar os sintomas da cólica, o próprio ritual de preparar essa bebida quentinha já é algo que proporciona uma agradável sensação de bem-estar. Acompanhado de uma música relaxante ou um filminho leve pode ser uma ótima alternativa para aliviar não apenas as cólicas, mas também a mente.

Gostaríamos de saber qual sua receitinha de chá para aliviar as cólicas? Conhece algum outro chá que poderia ser adicionado a nossa lista? Comenta aqui!

DEIXE UM COMENTÁRIO